Quem somos

aCABados?! Sim, claro. Para já, quem não ri de si próprio…

Na verdade, os aCABados são os CABistas (ou os que comungam dos seus valores) que aCABaram um curso. Fruto do ser já longo o historial dos Centros Universitários, foi surgindo, também em Braga, uma bolsa de gente que, tendo usufruído de uma imensa escola de espiritualidade e da forma inaciana de viver, se viu entalada entre a opção de fingir que ainda era estudante, ocupando os lugares e o protagonismo dos universitários, ou de calçar chinelos, rendendo-se ao sofá e ao comando. Assim, na dobra do século e sempre entusiasmados pelo P. Vaz Pato, à altura diretor do CAB e nosso eterno mentor, começámos a esboçar a estrutura que, em janeiro de 2004, foi constituída em associação. Pouco tempo depois, o Provincial da Companhia de Jesus recebia uma embaixada nossa a quem transmitiu o maior entusiasmo: quem já aCABou um curso também deve ser objeto de missão; quem já aCABou um curso deve também ser missionário de uma forma diferente de estar na vida…

E é com um gosto imenso que ao fim de uns anos de vida, nestes tempos tão avaros em utopia e disponibilidade, fazemos um balanço francamente encorajador, com o número de sócios multiplicado e centenas de pessoas envolvidas num rol imenso de ações, com, pelo menos, uma atividade todos os meses, desde a formação à espiritualidade, passando pela cultura, lazer e muito ar livre, na direta herança da tradição do Centro Académico de Braga que, obviamente, vamos tentando ajudar a empurrar, humana e materialmente, conforme as expetativas da Rita e nos chegam o tempo, o engenho e os recursos.

Sobra, enfim, uma generosíssima dose de sonho e loucura bastante para buscar atalhos com quem aceitar o canudo como um começo e nunca um aCABar de coisa nenhuma, para escalarmos sempre mais longe neste projeto transversal, de uma janela para gente de todas as idades que deixará antever do CAB a aldeiazinha das relações perdida em cada um de nós.

E sobra, claro, um imenso sentimento de gratidão, por tantos que têm estado connosco, pelos que, das formas mais variadas, vêm sendo preciosos colaboradores e pelos que, enfim, deram a vida a fim de nos ensinar que podia ela ser ainda maior em abundância, explicando-nos o que é vivê-la ao modo daquele visionário de Loiola. Ad Maiorem Dei Gloriam.

Corpos sociais 2017-2020:

Direção

Presidente: Maria Cláudia Freitas de Sousa Mendes Araújo

Vice-Presidente: Manuel Augusto Afonso Rodrigues

Tesoureiro: Maria do Rosário Pinto de Almeida

Secretário: José de Oliveira Gonçalves

Vogal: Paulo Alexandre Ferreira Braga

Assembleia Geral

Presidente: Rosa Maria Ferreira Braga

Vice-Presidente: Paulo Jorge Paradela Camacho

Secretário: Adriana da Conceição Azevedo Paredes

Conselho Fiscal

Presidente: Helena Rodrigues

Secretário: Maria Suzana Freitas de Sousa Mendes Gonçalves

Relator: Diogo Maria Pupo Correia Alte da Veiga.